Dia Mundial da Poesia

Tenho de confessar a minha completa ignorância acerca da existência deste dia...É mau, eu sei. Mas não sabia, pronto!
E já que vamos numa de confissões, tenho a acrescentar que o meu santo não cruza muito com o da poesia. «Não é que não goste...»
Gosto...de alguma...mais pelo sentimento do que pelo significado.
Que não me leiam os "stôres" de português que me aturaram, mas aquilo de esquartejar (o que eu gosto desta palavra!) os poemas era uma coisa absolutamente... medonha? É que chegava a ser deprimente analisar verso por verso. Quanto a mim, desvirtuava a "coisa".
Opiniões, dir-me-ia alguém. Que valem o que valem...Por isso, leiam-se os ensinamentos do veradeiro Mestre (pelo menos o meu)!



"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração."


Fernando Pessoa



(Imagem gentilmente fanada na web)

Sem comentários: